Chatbots no atendimento: a revolução para o usuário

Você já parou para pensar no grande avanço que os chatbots representam?

Os chatbots no atendimento revolucionaram o mercado nos últimos anos! Descubra como:

Você já ouviu falar dos chatbots? Mesmo se ainda não conhece essa tecnologia, certamente você já falou com um!

Nos últimos anos, grandes empresas como o Facebook e o Google se dedicaram ao desenvolvimento dos chatbots, robôs munidos de inteligência artificial básica.

Falando assim parece ficção científica, mas os chatbots já são capazes de manter conversas simples e responder perguntas.

A tecnologia logo começou a ser aplicada nos negócios: algumas empresas estão utilizando os chatbots no atendimento, engajamento e em vendas!

Quer aprender mais sobre o que há de mais moderno na TI? Leia também esse outro artigo que preparamos!

A seguir, você aprenderá tudo que precisa saber sobre os chatbots no atendimento, seu funcionamento e viabilidade! Continue lendo e confira:

O que é um chatbot?

O chatbot é um algoritmo de inteligência artificial básico. Ou seja, é um programa de computador que está preparado para interagir com humanos, responder suas perguntas e se comunicar de maneira simples.

No geral, os chatbots estão preparados para direcionar usuários para uma página específica do suporte (como uma busca no site, mas com interface mais amigável), para responder perguntas simples ou ajudar no processo de compra ou engajamento.

Outra característica dos chatbots é que a grande maioria deles aprende a partir das interações que realiza, ou seja, conforme ele atende mais usuários maior conhecimento ele acumula. Se você já viu uma pergunta como “isso foi útil?” no final de uma resposta, provavelmente interagiu com um chatbot que tentou aprender algo com essa troca.

Por isso o input dos usuários ajuda o programa a se tornar cada vez mais inteligente – e eficiente no que faz! Não é incrível?

Como um chatbot funciona?

Como a maior parte das ferramentas na internet, um chatbot funciona através de palavras-chave da mesma maneira que suas buscas no Google, por exemplo.

Através do uso de linguagem simples e alguns botões para ajudar na comunicação, o chatbot é capaz de “entender” o contexto da conversa, retornando ao humano, que está conversando com ele, as respostas mais apropriadas.

Os chatbots no atendimento ao consumidor

Sem dúvidas, o atendimento ao cliente é um dos pontos mais importantes de qualquer negócio. E, desde que a internet se popularizou, a maneira com a qual as empresas se comunicam com o consumidor mudou drasticamente.

Antes, para falar com o representante de uma empresa, era preciso fazer uma ligação, ou até mesmo enviar uma carta. Esses métodos funcionam como funis: existe um limite de quantas pessoas podem ser atendidas em, digamos, uma hora.

A internet, no entanto, aumentou muito a disponibilidade da informação, e, consequentemente, o número de pessoas que têm acesso a ela.

Um site, diferente de uma central de atendimento telefônico, está online o tempo todo.

Dessa forma, as empresas passaram a sentir a necessidade de aumentar a agilidade de resposta e atendimento aos usuários.

Utilizar os chatbots para o atendimento inicial parece ser uma solução incrível. Eles são capazes de responder quantos clientes for necessário, em pouquíssimo tempo e a todo momento. Isso tudo com uma ótima margem de acerto!

Quais as vantagens do uso do chatbot?

Os chatbots no atendimento são usados para agilizar e eliminar o gargalo do atendimento inicial, no SAC das empresas.

Veja as principais vantagens de utilizar um chatbot:

    • Economia de recursos: manter funcionários para responder às dúvidas dos clientes em potencial 24h por dia, 7 dias por semana, não é nada barato. Além dos problemas de logística e custos, existe um limite de quantas pessoas um colaborador consegue atender por hora.
    • Mais tempo para sua equipe: responder dúvidas e contato inicial é, normalmente, um tipo de trabalho estressante e repetitivo: os talentos da sua equipe podem ser melhor utilizados! 
    • Agilização do atendimento: o consumidor está cada vez mais exigente! Ninguém quer esperar para ser atendido. O uso dos chatbots no atendimento garante respostas imediatas – ao menos para o primeiro contato.  
    • Otimização do tempo: certamente sua equipe de atendimento precisa resolver muitos detalhes todos os dias. Lidar com os clientes em potencial exige muito tempo e uma equipe especializada, por isso você pode deixar o primeiro contato por conta dos chatbots. 
    • Melhor experiência para o consumidor: seus clientes certamente terão os mais variados tipos de perguntas sobre seu produto. Daqueles que apenas querem saber os horários de funcionamento aos que querem todas as especificações técnicas do produto, os chatbots no atendimento dão conta de responder. 
    • Evolução e complexidade: como mencionamos, os chatbots aprendem conforme interagem com seus clientes. Isso significa que, dependendo da tecnologia implementada, existe muito espaço para desenvolvimento. 
    • Acessibilidade: os chatbots no atendimento são acessíveis para todas as pessoas; muitos deficientes auditivos encontram dificuldades ao falar com empresas por telefone, por exemplo.  

Conclusão

Os chatbots no atendimento já estão sendo considerados como o próximo grande avanço da tecnologia! Eles ajudam a entender o que seu cliente precisa e a responder as dúvidas deles, sem depender da interação com sua equipe de suporte.

Isso significa maior acessibilidade, mais agilidade e menos carga de trabalho para suas equipes.

Milhares de empresas já estão se preparando para implementar os chatbots em atendimento. Através de avaliações, elas estão determinando o fluxo da interação do cliente com o chatbot, o tom utilizado pelo serviço e até mesmo a personalidade do atendente virtual!

Sempre lembrando: o esperado é que o chatbot precise encaminhar determinada quantidade de clientes para sua equipe humana de atendimento. Afinal, eles são projetados apenas para realizar o contato inicial!

Quer aprender mais sobre tecnologias que podem tornar sua empresa ainda mais eficiente? Leia também esses outros artigos que preparamos:

E você, já considerou implementar chatbots no atendimento da sua empresa? Divida suas ideias conosco e aproveite para perguntar se ficou com alguma dúvida!

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