Modernização dos equipamentos e infraestrutura de TI: como convencer a diretoria

Precisa da modernização dos equipamentos de TI na sua empresa?

Se o seu ambiente tecnológico está se tornando obsoleto, é hora de convencer o Diretor Financeiro e todos os diretores de que é preciso realizar novo investimento.

Como expor à diretoria a necessidade de modernização dos equipamentos de infraestrutura e TI? A pergunta correta é: afinal, como a limitação dos equipamentos interfere na produtividade? Promover uma visão clara dos efeitos da falta de investimento é o ponto chave para ser assertivo neste processo de tomada de decisão.

Afinal… Como convencer os líderes à modernizar a tecnologia? Vamos verificar como se pode justificar o investimento.

Mas você sabe como é a Arquitetura de Soluções em sua empresa?

Como sabemos a Arquitetura de Soluções de uma empresa, a grosso modo, é o projeto que prevê quais tecnologias darão o suporte necessário para o negócio. Por isso, através do desenho da Arquitetura de Soluções em uma empresa, é possível buscar a sua excelência operacional.
E se a TI está no coração da inteligência dos negócios da sua organização, planeje a infraestrutura toda antes de iniciar as instalações. Aja como um arquiteto de soluções.

O que é um arquiteto de soluções?

De acordo com o Vagas, é uma das profissões que apresenta, segundo consultorias, uma grande oportunidade de ascensão. A Arquitetura de Soluções é um ramo da engenharia ligado à tecnologia da informação (TI).

Conhecido no passado como arquiteto de software, o arquiteto de soluções é o profissional que, dentro de uma empresa, define soluções tecnológicas customizadas de acordo com os objetivos da corporação. ‘Sua responsabilidade é entender os problemas que o negócio pretende resolver e encaminhar a melhor solução digital para as necessidades funcionais e não funcionais.’”

Confira nossas soluções customizadas para o ambiente corporativo!

A Arquitetura das Soluções de infraestrutura é uma resposta específica às atividades desenvolvidas pela empresa, com foco na necessidade dos clientes.

Afinal, a cada dia surgem novas demandas de TI, e para uma arquitetura assertiva é necessário uma boa revisão dos hardwares e softwares em operação.

Agora vamos ao primeiro passo das melhores soluções de modernização de equipamentos:

Faça um mapeamento dos seus ativos

Faça um mapeamento de tudo o que está obsoleto e porquê. Conectividade, Hardware, Software, Maquinário, Treinamentos de Pessoal… Quais elementos precisam de modernização?

De acordo com a consultoria global Gartner, em muitos casos o investimento na infraestrutura irá simplificá-la. E sem a necessidade de custos elevados em despesas de capital ou operacionais. Pense no que realmente importa para a continuidade dos negócios. Simplifique ao máximo, e flexibilize todo o resto.

Faça uma pesquisa de mercado sobre a infraestrutura de TI

Após revisar o seu inventário, verificando o que está ineficiente, mobilize sua equipe para olhar para fora. O que o mercado está fazendo?

Muitas organizações possuem uma infraestrutura altamente ineficiente. Alguns dos problemas mais comuns são:

  1. a propagação aleatória de servidores,
  2. a descentralização dos processos gerenciais,
  3. os uso de recursos desnecessários e
  4. a falta da medição do sucesso da forma adequada.

Uma outra questão é: a distribuição da infraestrutura é uma estratégia que envolve o espaço físico. Como é a distribuição do espaço em sua organização?

Muitas vezes, pode ocorrer mudanças tais como o deslocamento do data center ou o seu serviço remoto, por exemplo, para a obtenção de um serviço mais simplificado com a redução do custo do espaço físico.

A virtualização em sua empresa

Como está o processo de virtualização em sua empresa? Na tendência de reduzir os recursos físicos nas empresas e aumentar a chamada “eficiência da carga de trabalho” (workload, em inglês), a tendência da virtualização está mais em alta do que nunca.

A virtualização é um caminho sem volta que prima pela eficiência total. Racionalização contínua é uma questão de sobrevivência mercadológica.

Confira nossos serviços de Internet!

Estude o desempenho dos serviços de TI contratados

Se você precisa de uma grande disponibilidade nos seus serviços, faça um estudo da quantidade de indisponibilidade e do uso de cada item. Por exemplo o Link Dedicado (ou internet dedicada), precisa apresentar uma disponibilidade próxima dos 100%.

Da mesma forma, serviços de internet, softwares e os serviços em geral precisam de taxas cada vez mais próximas desta totalidade.

Confira nosso Service Desk!

Os prós de investir em infraestrutura de TI

Demonstre claramente os frutos de sua pesquisa encontrando os prós a médio prazo em termos de Retorno sobre Investimento. Dados convincentes são irrefutáveis. Aponte para o futuro!

A ideia de investir na modernização tecnológica vem sempre no sentido de possibilitar horizontes de crescimento. E nunca podemos esquecer do DNA que queremos imprimir em nossos serviços e produtos.

Para comprovar esta necessidade no (muitas vezes árduo) processo de convencimento, mostre graficamente os resultados do seu mapeamento interno e externo, prestando uma consultoria apoiada em arquitetura de soluções sobre diferentes possibilidades de aquisição e seu retorno esperado.

Peça ajuda, orçamentos e consultoria de quantas empresas quiser, para verificar como estão atendendo os seus concorrentes! Isso irá dar mais credibilidade e encurtar o caminho para a mudança.

Pois mesmo com todo o investimento e equipamentos modernizados, ainda será preciso uma alta performance constante para fazer, a cada dia, com que todos usem suas plenas potencialidades. Afinal, eficiência e simplicidade são frutos de muito trabalho, não é mesmo?

guia com dicas de melhoria em telefonia corporativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *