Qualificação da equipe de TI: como planejar investimentos

O investimento em qualificação da equipe de Tecnologia da Informação (TI) é algo necessário, mesmo porque é um setor que se desenvolve muito rápido. E até por uma questão estrutural, falta especialização nas mais variadas áreas do segmento. Então como planejar investimentos para o desenvolvimento da TI na sua empresa?

Sabemos que o gerenciamento de uma equipe de TI é um desafio e tanto. E uma das dificuldades mais citadas pelos gestores é justamente o processo de montagem de um time de acordo com as necessidades da empresa e, é claro, a qualificação da equipe de TI. Por isso, o investimento na especialização dos integrantes é um “mal necessário”.

Mas, para que isso se torne viável para a organização, é preciso planejar estrategicamente os custos e as prioridades da capacitação necessária. Com um bom projeto de desenvolvimento, evita-se a procrastinação para a atualização necessária. E lembre-se sempre:

Qualificação de equipe de TI não é custo, é investimento!

1- Mapeando suas demandas na qualificação da equipe de TI

Para a qualificação da equipe de TI, é preciso que as demandas de qualificação profissional sejam planejadas. É preciso mapear perfis, e as relações entre aqueles que se complementam. Ou seja, é necessário que haja uma versatilidade estratégica com skills variadas.  

Para isso, visualizar um Mapa de Potencialidades dos seus colaboradores irá clarear quais são os pontos fracos e como você pode intervir para deixar este grupo mais forte.

Algumas perguntas para montar uma equipe de TI:

Qual é o retrato do seu time de TI hoje?
Comportamental/técnico: quais profissionais são aptos à inovação, à gestão, e quais possuem perfis técnicos que se possa contar e para quê?
Há muita rotatividade no departamento?

Então, essas são algumas das perguntas que fazem parte de uma investigação preliminar, ou de uma análise a respeito das possibilidades para a qualificação da equipe de TI. É este desenho inicial que poderá gerar um escopo de investimentos para transformar seu time em um clube de titãs.

Leia também Gestão de TI: dicas de carreira, processos e tendências 

Afinal, quem consegue manter o crescimento exponencial de uma empresa? Em grande parte, é a tecnologia da informação. Por isso, não pense que somente as habilidades técnicas fazem parte deste Mapa. Há também outras averiguações preliminares.  

Mais algumas perguntas para mapear as necessidades de qualificação da equipe de TI

Quais são os profissionais mais comunicativos?
Você tem bons articuladores?
Eles sabem se comunicar e apresentam habilidades interpessoais? 

Estas habilidades humanas também são passíveis de treinamento para o crescimento organizacional.

Afinal, a organização pode ter outras estratégias mais gerais. Por exemplo, desenvolver uma cultura de difusão do conhecimento tecnológico pode poupar para a empresa muito tempo perdido e até demandas internas, ainda mais se a tecnologia faz parte do meio principal através da qual opera sua marca. Nesse caso, treinamentos podem estimular justamente esta habilidade.

E depois que já souber onde investir na equipe de TI

Nem a falta de profissionais qualificados pode roubar sua projeção de crescimento, nem o investimento em equipe pode afetar as suas projeções econômicas.


Como encontrar este equilíbrio? Pesquise, pense, planeje e pratique.  

Todo projeto de gestão precisa passar por este processo, mas infelizmente a qualificação da equipe de TI normalmente não é pensada da mesma forma.

No post “Dicas para a redução de custos operacionais com TI”, nós trouxemos vários passos para a redução de custos em TI. Você vai ver, a respeito disso, que muitas das ações para redução dos custos começa com um processo de transição. O investimento em pessoal acontece exatamente da mesma forma.

E é preciso que sejam feitos acordos entre profissional e empresa para que o investimento tenha a melhor relação custo x benefício possível. Há sempre o receio de que, após ser qualificado, o colaborador não permaneça na equipe, porém a probabilidade de que ele abandone a oportunidade de autodesenvolvimento e crescimento é consideravelmente menor.

2- Ofereça oportunidades de crescimento

Após mapear sua equipe (você pode pedir a ajuda de um designer para analisar com esquemas visuais!), eleja as prioridades e ofereça oportunidades de crescimento de forma estratégica.

Realize a gestão por competências!

Você pode, ainda, criar ações de sondagem para perceber os interesses e motivações atuais de seus colaboradores. Conforme já foi colocado, afunile a percepção sobre os perfis necessários ou possíveis para melhor gerenciá-los para a melhor qualificação da equipe de TI.

Você poderá criar concursos ou ações que estimulem os comportamentos que a empresa necessita e oferecer a capacitação como recompensa ou prêmio.

#3 Defina metas individuais e coletivas

Como andam as suas práticas gerenciais?

Faça um estudo sobre as suas práticas atuais. Para gerir um time de TI, um gestor precisa tanto da abordagem estratégica quanto tática. Na abordagem estratégica, olhe para a TI de forma mais ampla e com uma visão de médio ou longo prazo. Já o olhar tático é um olhar mais imediatista a respeito do cotidiano atual do grupo.

Para trabalhar a área tática, é preciso ter um acompanhamento do trabalho. E os feedbacks são muito importantes! Isso por que a continuidade lógica ao processo de treinamento de pessoal é a colocação dos conteúdos assimilados em ação. Aumentando o entendimento de todos sobre os processos.

Faça com que quem aprenda, ensine e transfira conhecimentos. Traga a qualificação da equipe de TI para dentro da equipe de  trabalho!

Você tem um plano de governança de TI?

É preciso ter clareza com relação a todas as diretrizes da TI. Além de mapear os relacionamentos externos que fazem parte da cadeia tecnológica empresarial.  

Todos os processos pelo qual passa a empresa, como por exemplo, sua virtualização ou os serviços que estão em sua área digital irão infringir necessidades próprias em termos de capacitação, cargos funções e rotinas da TI.

Perceba como aquelas empresas que menos têm clareza em seus valores e projeções são as que mais têm dificuldade em cultivar um plano de carreira atrativo. Quais são as metas da TI?

Estão muito bem definidas?

Avalie possíveis flutuações nestes rumos e a melhor configuração da TI para que seja enxuta e polivalente. Isto pode até parecer simples, mas é de fato, um processo que vai evoluindo em conjunto com o desenvolvimento de toda a empresa.

Esperamos ter te ajudado a pensar sobre a evolução da qualificação da equipe de TI na sua empresa.

Até a próxima postagem! 

simulador de economia em telefonia corporativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *