Banda Larga para empresas: como escolher o melhor plano

Conforme colocamos de forma geral nesta postagem, os planos de  banda larga para empresas são mais variados e personalizados do que os planos particulares. Por isso é que muitas pessoas utilizam um CNPJ para contratar internet para o domicílio, principalmente porque hoje em dia muitos profissionais trabalham em casa.

Além disso, hoje em dia as pessoas físicas e jurídicas precisam de cada vez mais internet de qualidade. Até mesmo processos seletivos exigem gravação e envio de vídeos de apresentação, contato com materiais audiovisuais de pesquisa e demonstração, e isso exige cada vez mais banda, uma tendência que irá só se expandir com o tempo.

Leia tudo sobre conectividade e segurança de dados em nosso blog

Passos iniciais para escolher banda larga para empresas

O passo a passo para começar as buscas das opções de banda larga para empresas é:

1- Verificar a necessidade da empresa dentro dos seus requisitos técnicos

Por exemplo, a quantidade de megabits necessárias, de acordo com as seguintes utilizações:

  • 1 megabits: pouco uso, tais como e-mails, redes sociais, TEF (transferência eletrônica de fundos – exemplo: máquinas de cartão de crédito/débito);
  • 5 megabits: 1 pessoa assistindo vídeos, downloads e chamadas de vídeos;
  • 10 megabits: até 2 pessoas assistindo vídeo ao mesmo tempo, realiza downloads e precisa de velocidade;
  • 20 megabits: para vídeos com resoluções mais altas (full HD, 4K), boa rapidez no carregamento de dados e dispositivos, tais como jogos online;
  • 50, 100 ou 300 megabits: para quem tem muitos dispositivos conectados e para uploads em alta qualidade.

2- Verificar disponibilidade na sua área

Nem todas as regiões contam com as mesmas coberturas em banda larga para empresas e pessoas físicas. Em algumas regiões os serviços de algumas empresas são melhores e obtém mais aprovação do público, em outras regiões, outras empresas são mais bem qualificadas.

Por isso, a busca pela melhor banda larga para empresas deve ser feita de forma ampla, gerando conhecimento sobre os vários fornecedores e opções disponíveis.

3 – Custo-Benefício

O preço do serviço também é algo a ser levado em consideração, afinal uma conexão estável é relevante em relação ao desempenho de uma empresa.

Outro aspecto relevante do custo-benefício é o tempo de contrato. Quanto menor, melhor, uma vez que o preço da banda larga tende a cair com o tempo.

Logo, a escolha deve envolver uma empresa que entregue serviço de qualidade e assistência técnica que consiga atender a demanda, além de um valor justo pelo serviço.

4 – Verificar a disponibilidade de serviços empresariais adicionais

Diversas empresas do segmento oferecem serviços que vão além da banda larga. Alguns exemplos são: Link Ponto-a-Ponto, aplicado quando a sua companhia deseja se conectar a outros endereços através de uma conexão privada que não passa pela internet, Links Temporários, utilizado em eventos, e até mesmo telefonia, por meio da portabilidade de números, aluguel de telefones IP e utilização de um Cloud PABX.

Cabe a você avaliar quais são as necessidades do seu negócio e considerar a possibilidade de contar com mais de um serviço fornecido pela mesma empresa de telecom.

5 – Descobrir se há requisitos técnicos customizados a sua necessidade

É relevante pensar nas necessidades específicas da sua empresa, dependendo do tipo de negócio, afinal, você está buscando um diferencial entre todas as opções disponíveis no mercado.

Por exemplo, um comércio focado em moda feminina, provavelmente, precisará de uma conexão estável para lidar com os pagamentos via cartão de débito/crédito, e-commerce da marca e conveniência dos clientes que frequentarem o espaço físico.

É importante ter em mente todos os objetivos do seu negócio e requisitos necessários para escolher o melhor serviço disponível.

6 – Analisar o suporte oferecido

Um requisito a ser levado em consideração na hora de contratar a banda larga ideal para a sua empresa é o suporte. Optar por um serviço que consiga suprir demandas urgentes é essencial para o desenvolvimento do seu negócio.

Logo, analise se o serviço em questão oferece o suporte necessário e consegue solucionar eventuais problemas com agilidade e eficácia.

7 – Buscar referências

O famoso “boca a boca” nunca sai de moda. Logo, vale a pena buscar a opinião de pessoas conhecidas que enfrentaram os mesmos desafios em relação à escolha da banda larga apropriada para a empresa. Com base na experiência de outros usuários, você conseguirá avaliar quais serviços podem solucionar o seu caso.

8 – Avalie opções de fibra óptica e links dedicados

Como sabemos, a internet é essencial para o desenvolvimento de uma companhia. Para completarmos as tarefas que envolvem seu uso, é importante contar com uma conexão estável, que não oscile ou reduza seu desempenho quando há muitas pessoas acessando ou realizando downloads/uploads simultâneamente.

A NB Telecom, por exemplo, oferece o serviço de Link IP Dedicado. Ou seja, trata-se de uma conexão de qualidade, estável, desempenho satisfatório, mesmo com downloads/uploads em andamento, segurança e entrega da velocidade contratada.

Avaliação de opções

Sabendo e reconhecendo suas prioridades de uso e comparando as ofertas existentes no mercado, agregando ou não os serviços adicionais, como Link Ponto-a-Ponto, Link Temporário, backup em nuvem, data center e outros, será possível visualizar os cenários de banda larga na sua empresa.
Verifique os requisitos técnicos, a efetividade do suporte oferecido e busque referências confiáveis.

Dessa forma, você poderá descobrir e avaliar ainda as opções de fibra óptica e links dedicados.

Fique ligado nas discussões atuais que estão em pauta com a Anatel sobre a conduta das operadoras de banda larga para empresas na questão da franquia.

Uma notícia recente aponta que uma operadora do mercado está pressionando a Anatel para impor um limite ao consumo de internet fixa, como ocorre hoje nas conexões móveis. A companhia pede uma decisão até o ano de 2020.  

E você, o que pensa sobre isso?

Obrigado pela sua leitura e conte conosco!