IPTV Para Hotéis: Como Gerar Receita com a TV do Hotel

 

Fazer uso do sistema IPTV para hotéis pode ser uma ótima opção para aumentar a receita do seu estabelecimento.

Esse setor tem experimentado uma maior concorrência nos últimos anos, após a aparição de diversos serviços de reservas de hotéis que começaram a se espalhar.

Por conta disso, atualmente, é bem fácil para um hóspede comparar preços de reserva em um determinado local e selecionar a opção ideal para ele, deixando ofertas mais caras para trás.

Assim, é importante buscar soluções alternativas para conseguir conquistar novos hóspedes, como é o caso do uso do IPTV para hotéis.

Continue lendo e aprenda tudo sobre como gerar receita com a TV do hotel.

Como gerar mais receita com IPTV para hotéis?

Uma maneira de apresentar um diferencial atrativo para o hóspede e de gerar mais receita para seu estabelecimento é fazendo uso da tecnologia IPTV.

O investimento na infraestrutura de um IPTV para hotéis apresenta um bom ROI. Ele não apenas cobre o custo de instalação, mas também possibilita uma renda extra à medida que os hóspedes começam a usar os serviços pagos de IPTV.

Assim, os visitantes do hotel podem desfrutar dos serviços adicionais disponíveis no sistema e da conveniência da interface intuitiva. Além disso, o usuário conta com uma enorme facilidade de compra diretamente pelo setup-box.

Confira agora quais são as possíveis formas de ganhos com o IPTV em um hotel:

Forma de ganhos com IPTV para hotéis

A forma de ganho dos hotéis acontece através de um sistema integrado ao PMS ( Property Management Systems – softwares de gerenciamento hoteleiro, que garantem eficiência e rapidez na gestão das atividades de um hotel), gerando automaticamente a cobrança na conta do hóspede, além de apresentar estatísticas sobre os programas mais assistidos e os perfis de seus usuários.

Diferente do que algumas pessoas pensam, a TV ainda é o serviço mais utilizado pelos visitantes. Apesar de todos terem seus tablets e smartphones, eles tendem a voltar a sua atenção à TV.

Assim, com a tecnologia IPTV os hotéis conseguem oferecer serviços com as mesmas funcionalidades de um smartphone, mas em uma tela maior. Ou seja, ele é um verdadeiro centro de entretenimento e serviços, o que inclui pedidos de serviço de quarto e realização de check-out.

Além disso, a tecnologia IPTV permite o compartilhamento de uma determinada rede com alguns serviços, como telefonia VoIP e internet de banda larga. Com isso, um hotel é capaz de economizar em infraestrutura e utilizar apenas uma rede convergente para todos os serviços que exigem tal rede.

Existe um fator que pode acabar preocupando donos e gerentes de hotéis que é a largura da banda e a segmentação de rede adequada. Porém, estas questões podem ser facilmente resolvidas quando a rede local é devidamente planejada e projetada.

Tendências nas soluções do sistema IPTV para hotéis

Os sistemas hoteleiros de TV estão em constante mudança, sempre buscando oferecer uma nova maneira dos visitantes se sentirem bem e confortáveis dentro desse tipo de estabelecimento.

Com isso, a tecnologia IPTV maximiza a experiência já existente com o uso de tablets e celulares, por exemplo.

Tais sistemas acabam se tornando completos centros de entretenimento que reúnem variados tipos de serviços característicos de plataformas e dispositivos conectados que são usados todos os dias, como:

  •         Internet;
  •         Redes sociais;
  •         Música;
  •         Vídeos do YouTube;
  •         Filmes da Netflix
  •         Jogos;
  •         Aplicativos;
  •         Serviços de mensagem.

Além disso, outros serviços do próprio hotel podem ser encontrados no IPTV, como serviço de quarto, check-out, reserva de passeios e excursões e o contato com a recepção, por exemplo.

Isso torna a execução de qualquer uma dessas ações mais interessante, fazendo com que o hotel lucre bastante por conta dessa interatividade.

Dessa forma, a agregação se tornou a grande tendência do mercado hoteleiro, principalmente porque existem diversos sistemas de TI nesse tipo de hospedagem. Com isso, integrá-los em apenas um lugar gera vantagem competitiva, além de aumentar a eficiência do fluxo de trabalho.

Com isso, os estabelecimentos hoteleiros que desejam sair na frente, devem apostar na integração de seus serviços o mais rápido possível.

Serviços de valor agregado

Hotéis que tem feito uso da tecnologia IPTV têm se beneficiado bastante com o grande aumento de receita gerada por esse tipo de serviço de valor agregado.

A Netflix, por exemplo, mostrou como seus usuários preferem escolher o que assistir ao invés de ver a programação tradicional dos canais de TV ao vivo.

Com isso, ao colocar à disposição dos hóspedes um servidor IPTV Video on Demand, o hotel confere a liberdade desejada por eles.

Isso acontece principalmente porque a programação da TV ao vivo pode ser alterada ou atualizada, especialmente se o conteúdo IP do canal em questão não estiver vinculado à localização geográfica do hotel.

Existem diversas formas de gerar receita direta através de um sistema de IPTV para hotéis, como, por exemplo:

  •         Alugando os títulos de filmes mais recentes;
  •         Oferecendo acesso a filmes e canais pagos;
  •         Possibilitar o pedido de comida;
  •         Disponibilizando mercadorias do e-shop;
  •         Permitindo chamadas internacionais;
  •         Oferecendo acesso à internet.

Também existe a possibilidade de geração de receita indireta através de serviços informativos, como publicidade, banners e Digital Signage. Além disso, também podem haver parcerias com diversos tipos de empresas e serviços, como aluguel de carros, ingressos, guias turísticos, entre outros.

É fundamental que o hotel opte por oferecer e realizar parcerias que atendam às expectativas de seus hóspedes. Também é importante que existam pacotes de idiomas na lista de canais, a fim de incluir hóspedes das mais variadas nacionalidades.

Neste momento, o conteúdo IP é bastante útil. Normalmente, os canais ao vivo são recebidos de fontes de transmissão, como satélites ou antenas. As redes IP possibilitam que programações da TV ao vivo sejam recebidas de diversas partes do mundo.

Assim, os hóspedes podem ver notícias e programas no geral em sua língua nativa.

Agora você já sabe como o sistema IPTV tem revolucionado o universo hoteleiro, fazendo com que diversos hotéis se destaquem ante aos seus concorrentes, além de faturarem cada vez mais com essa nova tecnologia.

Você já conhecia esse sistema? Entendia a sua importância e como ele consegue aumentar significativamente a receita de hotéis? Comente a sua experiência abaixo e compartilhe com os nossos outros leitores!

Obrigado por ler até aqui!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *