Está na hora da realização de uma revisão de tecnologia na empresa?

 

É muito importante que haja uma revisão de tecnologia recorrente em sua empresa!

A indústria de telecomunicações está sempre em transformação. Com isso, para não ser deixado para trás pelos seus concorrentes, a sua empresa precisa evoluir junto ao mercado.

Por conta da globalização, tudo aquilo que funcionou antes não necessariamente é a melhor opção para atender às suas necessidades e expectativas de crescimento atuais dentro de uma instituição.

Um dos principais motivos para isso acontecer é o grande fluxo de informações, ocasionado pela diminuição dos limites territoriais e dos avanços tecnológicos e científicos em todo o mundo.

Confira agora tudo o que você precisa saber sobre atualizações e revisão de tecnologia na sua empresa.

Boa leitura!

A tecnologia da informação como recurso estratégico

A Tecnologia da Informação é usada nas empresas principalmente com o objetivo de reduzir custos ao automatizar processos em nível operacional. Porém, atualmente, tecnologias de TI também são encontradas a nível tático e estratégico de diversas companhias.

Dessa forma, as empresas começaram a optar por realizar seus planejamentos e montar suas estratégias baseadas em novas tecnologias, a fim de alcançar novos clientes e estar sempre à frente da concorrência.

Confira agora algumas das principais tendências estratégicas em TI:

Tendências Estratégicas em TI

A informação é a base para qualquer tomada de decisão pertinente. Ou seja, aquela que é feita da melhor maneira e no momento mais oportuno.

A internet impulsionou uma transformação irreversível no modo como as empresas se relacionam com seus stakeholders. Estar sempre conectado é fundamental para o bom desenvolvimento de qualquer instituição.

Esse fato acaba representando uma grande desvantagem, que é a maior exposição das informações. No entanto, existem muitas vantagens que superam esse fato, como:

·         Agilidade;

·         Redução de gastos de armazenagem;

·         Diminuição de custos das transações.

Dessa forma, as empresas são capazes de enxergar melhor o seu mercado de atuação e a reagir de maneira mais rápida às oscilações de oferta e procura.

Revisão tecnológica: por que fazer e quando fazer?

O termo “inovação” tem sido bastante utilizado atualmente quando o assunto é vantagem competitiva organizacional. Uma das maneiras de alcançá-la é através de equipamentos e sistemas tecnológicos usados por determinada instituição.

Essa é a maneira mais segura para quem quer garantir o desenvolvimento do seu negócio e se diferenciar e destacar da concorrência.

Os investimentos em Tecnologia da Informação contribuem bastante para a melhoria de aspectos estratégicos e operacionais por conta da contribuição de informações, insights e dados que acabam ocasionando uma expansão empresarial.

Tal medida pode ser adotada tanto por pequenos quanto por médios e grandes empreendimentos. Isso acontece porque, independente dos casos, os pontos positivos sempre superam os negativos.

Não existe a necessidade de que determinada equipe que TI atualize constantemente a tecnologia da sua empresa, principalmente se você não precisa de fato da última versão de um software, ou se não existe algum tipo de vulnerabilidade de segurança, por exemplo.

Em muitos casos, o fabricante de determinado software libera algumas mudanças e atualizações apenas para atender circunstâncias específicas de alguns usuários pontuais.

Com isso, pode acabar sendo um pouco difícil diferenciar uma atualização mais “profunda” de uma mais “superficial”.

Então, para saber quando é o momento ideal para uma revisão tecnológica em sua empresa, confira as dicas a seguir:

Confira se a sua atual versão ainda tem o suporte do fabricante

É muito importante que você se atente a esse ponto, pois alguns softwares passam por atualizações e você pode acabar ficando sem acesso ao suporte do fabricante.

Um bom exemplo disso é o Windows XP. Apesar do fim do produto ter sido amplamente anunciado, escritórios que ainda faziam uso desse sistema operacional, precisaram urgentemente reservar um tempo para migrar para um sistema mais novo. A mesma coisa também aconteceu com a versão 6 do Internet Explorer.

Continuar usando programas nessa situação pode acabar expondo todos os seus sistemas e dados a sérias falhas de segurança.

Mesmo que os custos de uma atualização sejam altos, o valor pago por uma possível brecha aberta em seu sistema de segurança pode acabar causando um impacto de informações e no seu financeiro muito maior.

Espere que outras pessoas testem a atualização primeiro

Ao esperar que outras pessoas testem uma determinada atualização antes de você, fica mais fácil saber se chegou a hora ou não de atualizar determinado software.Isso acontece bastante nas atualizações das versões do iOS da Apple. Muitas pessoas passam semanas à espera da nova atualização, em busca de serem os primeiros a utilizar a mais recente novidade da empresa.

Outros usuários, por sua vez, já repararam que é interessante esperar um pouco antes de atualizar suas versões do iOS. Isso acontece porque às vezes, como outras empresas também o fazem, a Apple distribui “patches” ou atualizações completas apenas para entregar uma novidade aos seus usuários.

Ou seja, muitas vezes nem todas as funcionalidades foram testadas adequadamente antes da distribuição aos usuários.

Então, independente dos softwares que a sua empresa usa, deixe que outras pessoas se certifiquem de que está na hora dessa revisão tecnológica na sua empresa.

Consultoria em Telecom

Outra maneira de saber se chegou a hora de realizar uma atualização tecnológica na sua empresa é contratando uma consultoria em Telecom, a fim de realizar uma revisão. Dessa forma, você terá certeza de que as suas decisões em tecnologia, continuam interessantes para a sua organização.

A Consultoria em Telecom atua fortemente nas estratégias que podem ser aplicadas no dia a dia de uma empresa para que a redução de custos seja algo gerenciado da forma mais simples e eficaz possível, por exemplo.

Além disso, uma consultoria pode trazer para a sua empresa novas práticas, experiências e conhecimentos que vão acelerar o alcance dos seus objetivos.

Agora você já sabe quando e como realizar uma revisão tecnológica na sua empresa, fazendo com que você se destaque dos seus concorrentes, além de faturar cada vez mais com isso.

Você já conhecia a importância da tecnologia em uma empresa e o momento certo de realizar uma atualização tecnológica? Comente a sua experiência abaixo e compartilhe com nossos outros leitores!

Obrigado por ler até aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *