Conectividade: internet temporária em eventos corporativos

 

A internet temporária em eventos já é uma ferramenta bastante utilizada para viabilizar conectividade em encontros corporativos. A tecnologia já permite a implantação de internet de ótima qualidade, de forma temporária, para garantir atividades relacionadas a acesso de internet, redes, serviços em nuvem, espaços para eventos, como congressos, palestras, cursos e feiras. Esse tipo de ação pode ter ainda um caráter estratégico e ajudar a captar contatos ou prospects e novos negócios.

Não importa a duração do evento, o link temporário pode ser um opção eficiente. Com a internet temporária em eventos, é possível facilitar a própria logística de organização do evento para comunicação e segurança, fazer uma transmissão global, potencializar o uso de redes sociais, viabilizar acesso a redes de pagamento por cartões de crédito (caso haja compra e venda de produtos e serviços) e gerar uma viralização de tópicos relacionados ao evento, gerando assim um evento de melhor qualidade, que consegue atender ao que se propõe oferecer.

Benefícios de disponibilizar internet temporária em eventos

O serviço On Demand para internet temporária em eventos está evoluindo a cada dia.  Nesse serviço a internet é disponibilizada de acordo com a necessidade do cliente.

É preciso que analistas de redes competentes possam identificar, de acordo com a demanda, qual é a infraestrutura necessária para uma conexão estável e que atenda, efetivamente, às necessidades do evento.

Tendo isso, é possível conseguir atender algumas demandas, cada vez mais comuns em eventos, tais como:

  • Organização facilitada

Disponibilizar a internet temporária em eventos pode melhorar a organização, evitando depender das conexões individuais. É possível disponibilizar uma rede apenas para uso da equipe que cuida da organização, possibilitando comunicação mais rápida, realização de atividades de urgência (por exemplo: impressão imediata de etiquetas, crachás) e outras funções organizacionais.

  • Atividades de compra e venda

Oferecer ótimo acesso à rede para viabilizar pagamentos no cartão é um ponto crucial em eventos.
Isso porque boa parte dos eventos tem uma estratégia, que consiste em aproveitar esse momento no qual o consumidor está envolvido com a empresa e suas soluções, para oferecer algum serviço ou produto que possa ser adquirido ali mesmo. Isso pode ocorrer durante uma ação de apresentação de um produto, após palestras sobre um serviço etc.

Além disso, há atividades comerciais básicas que dependem de pagamentos, como a parte de alimentação e estacionamento.

  • Transmissões ao vivo do evento para qualquer pessoa ao redor do mundo

Uma boa conexão permite o streaming, e assim o evento pode se fazer presente em qualquer parte do planeta. Se você quer passar uma mensagem de modernidade e inovação, deve pensar então em uma conexão de qualidade.

É preciso verificar e testar se todos os ambientes designados para a conectividade mantém uma boa qualidade na conexão. Imagine um youtuber, por exemplo, transmitindo o seu evento em diversas áreas, em movimento… Ele irá conseguir manter seu streaming?

Nota-se assim, que primeiramente deve ser definida qual a área de cobertura da rede Wi-Fi. Verifique a previsão de usuários esperados para o evento. O acesso pode ser disponibilizado em toda a área do encontro ou em partes específicas. Como por exemplo: no salão de palestras, nas mesas de negócios e no salão de coffee breaks.

  • Ferramenta de check-in nas redes sociais

Para essa potencialização acontecer, é interessante que haja um planejamento prévio, marcando o ponto do evento para que seja feito check-in. O trabalho de comunicação do evento deve estar todo integrado, e assim, a conectividade representa na verdade, um meio para que as pessoas se comuniquem muito ao longo do tempo que estiverem presentes no evento.

Durante e após o evento, poderá ser feito um acompanhamento das menções, hashtags, check-ins realizado e etc., analisando e quantificando o engajamento nas redes sociais. Armazenando o acesso e controlando os conteúdos publicados, a empresa pode conhecer melhor os seus clientes e pensar mais a frente seus negócios.

Um ponto importante que abordamos nesta postagem, é que é preciso garantir a segurança na conexão. Para isso, pode ser necessário um portal para login, onde é possível informar os usuários sobre permissões de uso, registros dos acessos e alertar para que não se exponham a riscos e conteúdos ilícitos em redes Wi-Fi de eventos.

Saiba como garantir a segurança com wifi em eventos corporativos

Deve-se garantir que a conexão permaneça criptografada em todos os passos, mesmo após login em outros sites.

Dicas para disponibilizar internet temporária em eventos

Para selecionar um provedor do serviço, uma boa pedida é verificar quais são os equipamentos utilizados para distribuir o sinal e a agilidade de instalação. Uma dica é consultar a necessidade de redundância de sinal com mais de uma operadora, caso comum, por exemplo, em estações móveis, como um ônibus. Quando o evento envolve algum tipo de deslocamento, apenas uma fornecedora de sinal pode não ser o suficiente para cobrir todo o percurso.

Crie um ótimo evento… E seja lembrado por ele!

Seja lembrado por ter feito um ótimo evento. Um evento bem realizado e bem conectado certamente será mais divulgado.

Para isso, verifique e mapeie as necessidades com quem sabe planejar este tipo de conexão. Dependendo da quantidade de usuários, pode-se escolher tecnologias que funcionam como pontos de acesso (APs). O AP é um dispositivo em uma rede sem fio que interconecta os dispositivos móveis à internet. Ele pode servir a um número específico de usuários conectados.

Verifique o custo benefício deste serviço, se a velocidade é dedicada via fibra óptica ou rádio em link simétrico, se os equipamentos e rede são de alta qualidade para diversos segmentos e o melhor em link dedicado.

Caso seja necessário, é indicada a instalação de diversos pontos de acessos para atender um grande público. Assim, pode ser interessante elaborar uma central de tecnologia para a gestão, a fim de criar e manter um ambiente wireless de alta performance.

*A NB Telecom provê acesso temporário para o seu evento ou projeto. Para eventos, podemos ainda distribuir o sinal Wi-Fi e prover infraestrutura de telefonia. Não importa o tamanho e duração do evento! Conte conosco!

simulador de economia em telefonia corporativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *