Como combinar conectividade e segurança com wifi em eventos corporativos

Como garantir a segurança com wifi em eventos corporativos? O wifi está cada vez mais no cotidiano das pessoas e dos negócios. Quando não é essencial para o funcionamento de uma atividade, é considerado indispensável por seus participantes.

Isso porque, além da cobertura de sinal de operadoras de telefonia móvel ser mais instável, há o alto custo do uso de dados em smartphones. Já o wifi permite maior disponibilidade no acesso à internet por dispositivos localizados na sua área de cobertura e habilitados a acessar a rede – porém traz desafios de segurança que não podem ser deixados de lado.

A rede wifi deve ser planejada e estruturada para promover sua qualidade, disponibilidade e estabelecendo parâmetros de segurança de acordo com a atividade, como para garantir a conectividade de eventos.

O Marco Civil da Internet apresenta requisitos fundamentais para a segurança em wifi. É importante obter algumas informações dos usuários, considerando que ambientes digitais de acesso livre podem ser utilizados para crimes digitais. Mas como elaborar uma rede wifi mais segura e sem expor dados de usuários?

A seguir, vamos apresentar procedimentos para tornar os ambientes wifi seguros em eventos corporativos. 

Separe os acessos públicos e de sua equipe

As funções necessárias para o acesso a internet pelos usuários da rede são menores que da gestão da rede. Sendo assim, se pode separar tipos de acesso com diferentes limites.

Wifi em eventos corporativos: crie um portal cativo

Tanto em uma rede pública quanto em uma privada é possível criar uma barreira antes do acesso à internet. Isso se apresenta como um portal para login, onde é possível informar os usuários sobre:

  • as permissões de uso,
  • os registros dos acessos,
  • as práticas esperadas e
  • alertar para que não se exponham a riscos de roubo de dados, como evitar acesso a instituições financeiras e conteúdos ilícitos em redes wifi de eventos corporativos.

O acesso no portal cativo permite cadastrar usuários direcionando para grupos com liberações específicas, como indicado no Marco Civil da Internet. Com este portal é possível identificar cada usuário e rastrear sua localização se necessário.

Armazene acessos

O registro de todos acessos é passo inicial para a segurança tanto para os usuários quanto para a gestão de uma rede wifi. Esses dados devem permanecer gravados por um período para subsidiar casos de investigação de más condutas, como recursos de defesa. Assim é possível reduzir os riscos de ataques de criminosos digitais.

Controle conteúdos

A gestão de tipos de acessos pode dividir grupos com diferentes limitações. Por exemplo, os acessos sobre configuração de endereço digital devem ser liberados somente para a equipe de gestão da rede, enquanto que o acesso à internet pode ser liberado para todos os usuários wifi.

É possível bloquear endereços específicos, que não estejam alinhados aos temas dos eventos corporativos, ou por apresentarem conteúdos inapropriados. Isso é útil para banir acessos a conteúdos indesejados para a rede como de sexo explícito e pirataria.


Como o usuário acessa wifi em evento corporativo com segurança?

O primeiro passo para o participante de um evento corporativo tenha segurança na informação em ambiente wifi é se conectar à rede correta com proteção por senha e criptografia, que devem ser consultadas com a equipe responsável.

Uma rede privada virtual (VPN) pode ser implementada para dificultar fraudes, pois realiza uma criptografia no transporte de dados entre cada máquina e o servidor. Para selecionar uma VPN adequada para o evento corporativo é indicado pesquisar e consultar profissionais de TI ou um serviço especializado.

Os navegadores de sites podem ser mais seguros se for forçado o acesso a HTTPS por meio de uma extensão instalada. Deve-se garantir que a conexão permaneça criptografada em todos os passos, mesmo após login em outros sites.

A utilização de antivírus bloqueia a infecção de diversos vírus digitais que poderiam atingir muitos dispositivos em um evento corporativo.

Os aplicativos devem ser sempre atualizados, a fim de tornar o funcionamento da rede wifi eficiente, o que é desejado por todos os tipos de usuários wifi, que necessitam da estabilidade de funcionamento necessária em ambientes de eventos e negócios.

A autenticação de dois fatores é mais um passo que garante a segurança de rede wifi, pois a segunda questão dificulta o acesso a portais por quem roubou uma senha.

Por fim, para evitar que um dispositivo volte a se conectar automaticamente à rede acessada em um evento corporativo, é indicado que se selecione a rede e defina para que seja esquecida.

Como instalar uma rede wifi segura para acesso por muitos usuários de um evento corporativo?

Inicialmente deve ser definida qual a área de cobertura da rede wifi e a previsão da quantidade de usuários esperados para o evento corporativo. O acesso pode ser disponibilizado em toda a área do evento ou em uma parte específica, como por exemplo no salão de palestras e mesas de negócios e no salão de coffee breaks.

Cada ponto de acesso (AP) poderá oferecer, dependendo do modelo do equipamento, um número específico de usuários conectados. Há equipamentos de ponta e chegam a permitir 1.000 usuários conectados. Caso não seja possível ter acesso a essa tecnologia é indicada a instalação de diversos APs para atender um público maior. Assim, é necessário elaborar uma central de TI para a gestão do conjunto de APs a fim de disponibilizar a quantidade de acessos necessária em ambiente wireless de alta performance.

Estes equipamentos são negociados por revendedores de tecnologias de empresas.

Conte com uma equipe qualificada de TI para a segurança de wifi

Cada passo indicado para tornar uma rede wifi segura e eficiente demanda conhecimentos e técnicas de TI que nem sempre são dominadas pelos profissionais e times de eventos.

Por isto é indicado que a TI seja qualificada para tais responsabilidades, criando equipes de gestão de rede wireless que terão acessos mais abrangentes que os usuários da rede, mantendo a infraestrutura ativa e o evento corporativo com toda a conectividade necessária para obter sucesso. 

Confira nossos serviços especializados na área!

guia com dicas de melhoria em telefonia corporativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *