Estrutura de internet em eventos: saiba como escolher a ideal

Precisa saber mais sobre a organização da estrutura de internet em eventos?

A estrutura de internet em eventos é um fator essencial para o sucesso! Saiba mais neste artigo.

Hoje, praticamente todas as pessoas estão conectadas a todo momento. Em um evento, não é diferente. E mais: muitos eventos dependem de uma boa estrutura de internet para funcionar da maneira que foram idealizados.

Por exemplo, palestras, treinamentos e outros eventos corporativos, cada vez mais, precisam de uma boa conexão para acontecerem. Seja por precisarem ser transmitidos, pelos participantes precisarem fazer downloads de materiais ou simplesmente por razões de segurança.

Quer aprender mais sobre a importância da estrutura de internet em eventos e sobre quais tecnologias estão disponíveis? Leia também esse outro artigo que publicamos sobre o assunto!

A seguir, você descobre ainda mais detalhes sobre como escolher a estrutura de internet em eventos ideal para suas necessidades! Continue lendo e confira:

Qual é o custo da estrutura de internet em eventos?

Antes de determinar quanto você irá gastar, é preciso pensar nas necessidades da sua empresa. Os custos da estrutura de internet em eventos podem variar bastante. Veja os fatores que vão influenciar isso:

  • Duração do evento: ao determinar o período de duração do evento influenciará no valor do serviço, afinal um evento de um dia terá custo diferente de um de uma semana.
  • Quais os tipos de serviços serão necessários: talvez haja necessidade de distribuição de sinal de wifi ou de telefonia, além da alocação de técnicos no local, para acompanharem o evento. 
  • O tamanho do evento: é muito diferente oferecer conexão estável para 100 ou para 10.000 pessoas.  
  • O escopo do evento: importante definir se será dado acesso ao wifi para todos os participantes, se haverá transmissão ao vivo de palestras, se há expectativa de uso da rede para pagamento com cartões etc. Determinar para que a internet será utilizada é muito importante.
  • A tecnologia utilizada: existem muitas maneiras de disponibilizar conexão para muitas pessoas. Dependendo da tecnologia escolhida, você lidará com custos diferentes.

Como determinar a largura de banda necessária?

Um erro muito comum no planejamento da estrutura de internet em eventos é subestimar a quantidade de dispositivos que estarão conectados na rede. Isso acontece com tanta frequência pois os organizadores consideram um dispositivo por convidado.

No entanto, sabemos que hoje muitas pessoas andam com um smartphone, um tablet e um notebook, pelo menos. Nossa recomendação é esperar pelo menos três vezes o número de convidados em dispositivos conectados. Por exemplo:

Se seu evento espera receber 500 pessoas, a conexão Wi-Fi deve estar preparada para suportar, ao menos, cerca de 1.250 dispositivos conectados simultaneamente.  

Para fazer o cálculo da estrutura de internet em eventos, o que sugerimos é que você considere uma banda de 50MB para cada 100 usuários (com consumo alto).

Além disso, considere também uma banda dedicada para transmissões de pelo menos 9Mbps por canal para transmissão em HD.

Finalmente, considere uma banda de 10MB para cada equipamento da sua equipe ou da imprensa, para garantir o fluxo da informação.

Exemplo de cálculo de banda

Vamos aplicar a fórmula na prática.

Para este exemplo, vamos assumir que estamos planejando a estrutura de internet para um evento que espera 2000 participantes. Durante este evento, ocorrerá a transmissão ao vivo simultânea de 4 palestras. A equipe da empresa organizadora será de 50 pessoas.

Para os convidados, precisamos multiplicar o número por 3. Isso nos dá 6000 dispositivos esperados. Com 50MB para cada 100 dispositivos, precisamos dedicar 3GB para o wifi.

Para as palestras, serão necessários 36 MB.

A equipe precisará contar com 500MB.

No total, este evento estará bem servido com uma banda de uns 4GB.

Controle de banda e Segurança

Uma das maiores preocupações ao permitir acesso a internet em evento é o acesso a conteúdos indevidos, seja porque eles expõem a rede ou por consumir muito da banda de internet do evento. Como é o caso do acesso a pornografia, sites nocivos e conteúdos de jogos. Por isso é importante prever essa possibilidade e restringir o acesso a estes tipos de conteúdos.

Outra grande preocupação em espaços que recebem eventos corporativos é o controle dos limites de tráfego da rede. Além disso, também existe a questão da segurança.

Imagine que milhares de dispositivos estarão conectados na mesma rede. Sem o controle apropriado, essa é uma ótima oportunidade para hackers e outros usuários maliciosos.

Garantir a segurança da informação e da rede deve ser uma prioridade dos organizadores. Afinal, é o nome de sua empresa que está em jogo.

Velocidade e estabilidade

É muito comum encontrar eventos que foram extremamente prejudicados por uma conexão de internet ruim. É por isso que o planejamento da estrutura de internet em eventos se faz tão importante.

Acima de tudo, uma conferência de negócios bem sucedida terá uma conexão super rápida, que atenda às demandas de seus usuários e da equipe de transmissão.

E não nos referimos apenas à velocidade contratada. É preciso contar com uma equipe competente, que possa garantir a estabilidade da conexão durante todo o evento.

Nada prejudica mais a reputação da empresa organizadora como dificuldades técnicas. Em especial aquelas que poderiam ser evitadas com a organização e planejamento necessários. Por isso, a estrutura de internet em eventos merece uma atenção especial.

Conclusão

Agora, você já sabe um pouco mais sobre como planejar com todo cuidado possível a estrutura de internet em eventos. Se você ainda precisa de ajuda, entre em contato conosco! Contamos com equipes treinadas e especializadas em te ajudar nesse preparo.

Nesse artigo, você aprendeu que:

  • Seu orçamento para estrutura de internet em eventos deve considerar o tamanho, escopo e tecnologias necessárias;
  • Você precisa de uma equipe de apoio competente para garantir que a velocidade contratada seja garantida e estável;
  • Você sempre deve considerar pelo menos três dispositivos por convidado;
  • Transmissões ao vivo exigirão banda dedicada;
  • Sua equipe precisará de banda livre para garantir a comunicação;
  • É muito importante planejar os aspectos de segurança da informação no seu evento.

Quer aprender mais sobre como tornar a infraestrutura da sua empresa cada vez melhor? Leia também esses outros artigos que preparamos:

E então, já entendeu tudo que precisava sobre a estrutura de internet em eventos? Se sobrou alguma dúvida, não deixe de perguntar nos comentários! Ficaremos felizes em ajudar.

guia com dicas de melhoria em telefonia corporativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *