Internet para eventos: A Era dos Eventos Conectados

Está procurando soluções para internet para eventos?

A internet para eventos já é obrigatória: hoje, todos estão sempre conectados!

Não importa a sua área de atuação ou natureza do evento que você está planejando: se você quer que tudo corra de maneira organizada e fluída, precisa pensar na infraestrutura de internet.

Seja um TED, Summit, Palestra, Workshop ou treinamento corporativo, cada vez mais os eventos estão conectados ao mundo digital. Eles deixaram de ser uma ilha, para a qual poucos afortunados conseguem ingressos ou contam com a facilidade de deslocamento para participar. Hoje, esse tipo de acontecimento é global.

A estratégia hoje é difundir, levar o evento ao maior número de pessoas e garantir uma ampla visibilidade, ao vivo e em diversos canais, e em qualquer lugar do mundo.

Para isso, no entanto, a estrutura necessária está cada vez mais complexa. Entre câmeras, operadores, mesas de som e edição o fator principal ainda é uma conexão sólida e rápida com a internet.

Quer aprender ainda mais sobre como melhorar a infraestrutura na sua empresa e eventos? Leia também esse conteúdo sobre link de internet dedicado que preparamos.

A seguir, você fica sabendo de tudo que precisa para garantir o sucesso e disseminação do seu evento! Continue lendo e confira:

Por que a internet para eventos é importante?

É claro, você já que que estar sempre conectado já é uma exigência para empresas de todos os segmentos.

Mas no que, exatamente, pensar em internet para eventos pode te ajudar? A verdade é que dedicar algum tempo para planejar essa infraestrutura pode evitar muitos problemas e oferecer muitas vantagens. Veja só:

Mais segurança e organização: comunicatividade para seus convidados

Primeiramente, vamos falar da internet para eventos sob o ponto de vista da organização e segurança. Existem alguns exemplos na mídia de empresas que sofreram sérios problemas atribuídos, principalmente, à falta de planejamento da internet para eventos.

De maneira resumida: quando você reúne muitas pessoas em um só lugar, é muito provável que os sistemas de 3g e 4g disponíveis fiquem sobrecarregados. Afinal, estamos falando em um aumento súbito de milhares de aparelhos requisitando conexão.

Se você garantiu a internet para seu evento, significa que seus convidados poderão se comunicar, compartilhar fotos nas redes sociais e transmitir o evento.

A impossibilidade de conexão, por sua vez, pode até mesmo gerar problemas de segurança, como dificuldades de funcionamento das câmeras de segurança, falha na comunicação interna entre organizadores e o staff de segurança etc.

Mais conectividade significa maior alcance para seu evento

Hoje em dia, é extremamente comum que eventos sejam transmitidos ao vivo. A internet representa oportunidades incríveis para o alcance da sua empresa, afinal.

Nem sempre, todos os interessados conseguem ingressos para seu evento – pode ser que eles tenham esgotado, ou o impedimento pode ser de outra natureza. São frequentes também os casos de partes interessadas que precisariam se deslocar grandes distâncias para comparecer.

As transmissões online trazem benefícios para eventos de muitas modalidades, mas destacam-se os treinamentos e palestras. Com a internet para eventos, é possível garantir que filiais mais distantes, por exemplo, participem do evento.

Até mesmo eventos comemorativos podem obter vantagens com a transmissão ao vivo. De lives no facebook até streamings no youtube, existem muitas maneiras de utilizar as redes sociais e uma conexão de internet estável para difundir sua marca e garantir publicidade para o evento!

Qual o melhor tipo de internet para eventos?

Agora que você já sabe a importância da internet para eventos, é hora de começar a considerar a infraestrutura que o seu evento precisa ter.

Para isso, antes de mais nada, você precisa pensar em quais são suas necessidades.

Os custos de infraestrutura de internet para eventos tendem a variar. Tudo depende do escopo, da tecnologia necessária e do tamanho do evento.

Infelizmente é muito comum que organizadores negligenciem esse fator, considerando a internet como um extra ou uma amenidade. No entanto, muitas vezes a internet é parte fundamental do sucesso do evento.

Por exemplo, imagine um treinamento local de funcionários. À primeira vista, a internet pode parecer supérflua. Mas e se alguns materiais do treinamento forem disponibilizados para download durante o andamento? Isso é cada vez mais comum!

Além disso, em feiras e congressos, o acesso às mídias sociais para seus convidados pode trazer muito mais atenção para seu evento.

Por isso, não deixe esse componente importante da infraestrutura passar batido. Considere cuidadosamente o tamanho do seu evento e quais as funções para quais seus convidados estarão utilizando a internet.

Considerando a tecnologia utilizada

A seguir, conheça as vantagens e desvantagens dos principais tipos de conexão utilizados para internet para eventos:

Internet de banda larga

Vantagens:

  • Boa para downloads e compartilhamento de arquivos, por conta da velocidade de upload;
  • Não é necessário ter uma linha telefônica instalada.

Desvantagens:

  • Está condicionada ao cabeamento e instalação de modem específico;
  • Velocidade de conexão pode sofrer alterações em horários que muitas pessoas estejam usando;
  • É mais adequada, no geral, para uso doméstico.

Rádio

Vantagens:

  • O sinal é centralizado e distribuído para os usuários a partir de uma torre; não precisa de cabos nem modem, a conexão é sem fio;
  • Boas velocidades de download e upload.

Desvantagens:

  • Barreiras próximas podem atrapalhar a conexão facilmente;
  • Necessário uma instalação bem feita e planejada para que a antena receptora esteja bem posicionada e fixa para proporcionar um sinal estável;
  • É preciso que a equipe contratada tenha bons conhecimentos na configuração do modem.

3G/ 4G – internet móvel

Vantagens:

  • Permite efetuar vídeo chamadas;
  • Velocidade de conexão alta;
  • Tecnologia móvel, permitindo a conexão de qualquer lugar.

Desvantagem

  • A velocidade de conexão pode cair um pouco em situações que o usuário esteja em movimento;
  • A provedora deve ser avisada com antecedência para eventos de grande porte, a fim de garantir a estabilidade da conexão.

Satélite

Vantagens:

  • Possui a maior velocidade de download e maior área de cobertura dentre os outros tipos de internet;
  • Garantia de sinal.

Desvantagens:

  • Necessidade de antena específica;
  • Investimento muito maior.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu sobre a importância de garantir uma boa conexão para seus convidados e para sua equipe, com a internet para eventos dedicada. É claro, existem muitos detalhes complicados envolvidos no processo de escolha dessa infraestrutura.

Por sorte, nossas equipes estão aqui para te ajudar. Entre em contato conosco, podemos ajudar sua empresa a planejar um evento perfeito, com toda a conectividade que você precisa!

Quer aprender mais sobre como tornar a infraestrutura da sua empresa cada vez melhor? Leia também esses outros artigos que preparamos:

E então, ainda ficou com alguma dúvida sobre internet para eventos? Deixe sua pergunta nos comentários, ficaremos felizes em ajudar!

simulador de economia em telefonia corporativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *