Link dedicado: quais são as vantagens?

Queda no sinal da internet quando menos se espera?

Escolher a melhor forma de se conectar à internet é uma decisão fundamental de negócios. É por isso que muitas empresas estão adotando sem hesitação o serviço de link dedicado. Pois ele comporta toda a segurança, escalabilidade, qualidade de navegação e estabilidade necessárias ao bom funcionamento de uma organização. 

Como funciona o link dedicado?

Empresas que precisam lidar com uma alta carga de dados, ou alto tráfego, precisam olhar com atenção na gestão da sua infraestrutura cibernética. E organizações que fazem transmissões, milhares de vendas online e outras operações em massa dependentes da rede precisam de uma conexão exclusiva com a internet.

Ou seja, precisa de soluções que mantenham segura a alta performance necessária.

Banda Larga x Link dedicado: qual a diferença?

As principais diferenças entre o link dedicado e a banda larga é a velocidade e estabilidade da conexão.

Se você precisa de uma grande disponibilidade, então é muito provável que o Link Dedicado (ou internet dedicada) seja a solução dos sonhos para sua empresa. Por ser uma conexão que não divide espaço com outras, ela consegue oferecer uma internet que não sai do ar e entregar uma velocidade constante.

Vale lembrar também que na banda larga, a internet cai com alguma frequência e a velocidade contratada varia muito daquela realmente entregue ao cliente. Esses pontos são afetados tanto pelo congestionamento na hora de acessar o servidor como pelo compartilhamento de canal. Já o link dedicado apresenta  um canal exclusivo para a conexão do assinante.

Os IPs também diferem entre os dois serviços. Os IPs, ou números de registro, da internet dedicada são exclusivos da empresa, o que permite a criação de criptografia e de servidores internos. Já na banda larga comum, o IP é dinâmico, a não ser que o assinante pague um adendo.

Resumo dos benefícios do link dedicado

  1. A velocidade e a estabilidade são dois dos pontos fortes em investir em um link dedicado, que possui um custo mais elevado, devido à sua estrutura mais segura e melhor instalação.
  2. O fato de o link dedicado deixar o “caminho livre” para os usuários daquela corporação é o ponto-chave. Pergunte-se: sua empresa pode se “dar ao luxo” de compartilhar a banda com usuários externos?
  3. Ainda sobre a velocidade, a questão é que os servidores da banda larga, normalmente, entregam uma porcentagem do total contratado, que varia muito entre diferentes horários e dias. Aliás, por lei elas devem garantir uma velocidade instantânea 40% da banda contratada, enquanto que o link dedicado entrega 100% da velocidade contratada sem variações. Como não há disputa pelo sinal, a velocidade só se diferencia mais, se for comparar.
  4. O link dedicado entrega uma melhor taxa de uptime ou seja, ao longo do mês a disponibilidade do serviço é muito maior. Os melhores índices de disponibilidade dos serviços de TI terão melhora porque a quantidade e a duração das “indisponibilidades” será bem menor.
  5. Outro benefício do link dedicado é a redução do ticket médio do service desk. Como o serviço falha menos e é mais exclusivo, essa é a tendência natural.
  6. Por fim, o principal benefício é que, com o link dedicado, o SLA é garantido por contrato. Em caso de queda do link, a operadora tem compromisso de recuperá-lo em um tempo pré-acordado em contrato.

Como escolher a velocidade da banda da tecnologia link dedicado?

Então, quantos computadores compartilharão a banda e em quais tipos de atividades? Este estudo é o que irá definir a velocidade de banda específica. Considere quais são os indicadores de TI que você precisa manter para reduzir possíveis prejuízos.

Para saber se esta migração é viável, avalie o peso dos arquivos que são trocados e qual a agilidade necessária, até para avaliar a banda a ser contratada. A velocidade contratada será entregue quase que inteiramente, e com isso as dores de cabeça com internet ficam no passado.

Normalmente 1 Mbps é o bastante para uma firma entre 10 e 20 colaboradores navegando na web. É possível acessar e-mails e navegar, mas para fazer vídeo conferências, utilizar aplicações e baixar vídeos HD em real time (por exemplo) a banda precisa ser maior.

O link dedicado é recomendado para que tipo de empresa?

Alguns exemplos de negócios que necessitam deste serviço são:

  • Serviços que utilizam a conexão com a internet como base fundadora dos negócios;
  • Empresas que a partir da internet transmitem vídeos, onde é essencial uma conexão constante e de alta qualidade;
  • Empresas de varejo que emitem grande volume de notas fiscais eletrônicas;
  • Hospitais, consultórios e afins que precisam validar o plano de saúde do cliente;
  • Agências digitais;
  • Cartórios;
  • Empresas com vários sistemas na nuvem (Google, Office 365, etc).

Como escolher a empresa provedora?

Há alguns fatores importantes para se verificar com a empresa que você pretende contratar para link dedicado, como:

  • Licenças na Anatel (licenças SCM, STFC (voz) e no SEAC (vídeo)
  • Infraestrutura própria
  • Centro de operações de rede (NOC)
  • Sistemas de monitoramento dos enlaces,
  • Torres de transmissão,
  • Experiência qualidade da equipe técnica,
  • Funcionamento 24x7x365,
  • Análise Fim a Fim

Conclusão: avalie o custo benefício

A robustez das conexões aliada à confiabilidade do serviço são pontos fortes para a escolha de investir em um link dedicado. Mas cada empresa deve avaliar o custo benefício esperado e possível. Reiterando os pontos que podem trazer o retorno sobre o seu investimento:

Pontos para a avaliação do ROI:

  • Na questão da segurança – levando em conta os crescentes ataques cibernéticos também são fruto de atenção – os canais exclusivos de conexão saem ganhando, ou seja, link dedicado. Confira nossos serviços de Internet!
  • A facilitação do monitoramento do tráfego junto com os dispositivos tecnológicos de ponta (com atualizações constantes), sem dúvida, profissionalizam o quesito conectividade.
  • Outros serviços ainda mais especiais, como o link ponto a ponto, podem ser contratados pontualmente em casos específicos, configurando tudo para os resultados desejados sem falhas.
  • O aumento da produtividade é o resultado da diminuição da perda de dados, e apresenta o benefício de profissionalizar o monitoramento do uso de recursos e dos acessos.

Avalie os pacotes disponíveis no mercado. E avalie, por fim, a possibilidade de ter um link dedicado. Esta pode ser uma boa estratégia para o equilíbrio financeiro.

simulador de economia em telefonia corporativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *