Backup e Disaster Recovery: A importância de proteger os dados na sua empresa

O Backup e Disaster Recovery são duas políticas importantíssimas para a sua empresa.

Proteger os dados da sua empresa é uma das ações mais importantes que você pode fazer. Imagine se, devido a um acontecimento inesperado, todos os dados de clientes, processos e fornecedores simplesmente sumam.

Um verdadeiro pesadelo, não é mesmo? É por isso que, quando se trata de uma empresa, o Backup de dados não é suficiente.

Quer mais dicas para cuidar da infraestrutura da sua empresa e não ter nenhuma surpresa? Conheça nossas soluções de Datacenter, Hosting e Colocation!

A seguir, você aprende tudo o que precisa saber sobre Backup e Disaster Recovery! Continue lendo e confira:

O que é Backup ?

O backup é uma cópia dos dados mais importantes para sua empresa. Para que seja eficiente, é preciso atrelar toda uma rotina e estratégia à essa prática. Por exemplo:

  • O Backup deve ser atualizado frequentemente;
  • O Backup deve estar em uma mídia física dedicada a ele;
  • O Backup deve ficar guardado em um local diferente.

O objetivo de uma estratégia de Backup é que, se por algum motivo os dados em questão forem perdidos, exista uma cópia que possa restaurá-los com o mínimo de perda. O Backup é considerado uma parte importante de um plano de Disaster Recovery, embora não seja o único componente nessa estratégia.

O que é Disaster Recovery ?

Disaster Recovery é uma expressão que pode ser traduzida como “Recuperação de Desastre”. Ou seja, trata-se de um conjunto de estratégias a serem implementadas no caso de danos, perda de dados ou até mesmo desastres literais – naturais ou causados pelo homem.

Você pode pensar que essas ocorrências são extremamente raras. E, é claro, dificilmente passamos por enormes desastres, como terremotos ou tsunamis aqui no Brasil. No entanto, veja algumas das situações mais comuns que podem exigir que um plano de Disaster Recovery seja colocado em ação:

  • Incêndios;
  • Pane elétrica;
  • Roubo;
  • Sabotagem.

Por exemplo, imagine que, durante uma tempestade, uma sobrecarga queimou 80% dos equipamentos da sua empresa. O plano de Backup e Disaster Recovery serve para que as equipes retornem ao funcionamento o mais próximo do normal possível, o mais rápido possível.

Um plano detalhado de Disaster Recovery é essencial para empresas que não podem parar seus processos. Mesmo empresas pequenas sofrem um enorme golpe se passarem por períodos de inatividade não planejados.

Backup ou Disaster Recovery: Qual a melhor solução para minha empresa?

A resposta simples é: ambos. O Backup e o Disaster Recovery não são exclusivos. Muito pelo contrário: o primeiro é uma parte importantíssima do segundo.

Sem um Backup , nenhum plano de Disaster Recovery está completo. Isso porque não é apenas a estrutura física de uma empresa que precisará ser recuperada no caso de um imprevisto ou acidente.

A informação armazenada nos computadores é vital para o funcionamento dos processos em qualquer empresa hoje em dia. Por isso, é importantíssimo contar com o Backup e o Disaster Recovery.

4 práticas fundamentais para o Backup e Disaster Recovery na sua empresa

1. Detecção de ameaças

Antes de mais nada, você precisa conhecer as ameaças em potencial para sua empresa. Apenas assim é possível se programar para problemas futuros.

Veja algumas situações para as quais você deve estar preparado:

  • Danos estruturais;
  • Danos nos equipamentos eletrônicos;
  • Indisponibilidade de energia elétrica;
  • Enchentes, tempestades e outros desastres naturais;
  • Sabotagem de equipamentos, dados ou processos;
  • Perda de dados por descuido ou uso indevido dos sistemas;
  • Danos aos equipamentos eletrônicos por uso indevido;
  • Falhas por falta de manutenção ou esgotamento do tempo de vida;
  • Crimes virtuais, como invasões, sequestro de dados e vírus;
  • Desastres extremos, por improváveis que sejam, como ataques terroristas, incêndios ou desmoronamento.

2. Backup e Disaster Recovery

Agora que você já sabe de onde vêm as ameaças para sua estrutura de TI, é hora de tomar as medidas necessárias para protegê-la.

O primeiro passo é contar com um sistema apropriado de Backup. Quando seus dados estiverem à salvo, é hora de pensar em como reestabelecer a infraestrutura da empresa no caso de emergências.

3. Conheça a tolerância à perda de dados e paralisação das operações

Para fazer um plano de Disaster Recovery eficiente, é preciso definir a tolerância da empresa para o período de paralisações. Essa questão pode ser mensurada por meio de 2 indicadores:

  • objetivo do ponto de recuperação (RPO): quanto mais alto for, mais tolerante é o dispositivo. Ou seja, ele analisa quanto tempo o componente demora para causar problemas. Se esse indicador estiver baixo, é preciso aumentar a frequência dos Backups.
  • tempo de recuperação (RTO): quanto menor esse índice, mais rápido se deve trabalhar para restabelecer os processos.

4. Conte com especialistas no assunto

Existem muitos detalhes envolvidos no planejamento e execução do Backup e Disaster Recovery. Por isso, é fundamental contar com uma equipe capacitada, além da infraestrutura necessária.

A equipe estará capacitada para analisar e preparar estratégias relacionadas ao:

  1. Nível de serviço;
  2. Impacto da Aplicação;
  3. Recuperação Automática;
  4. Retenção;
  5. Replicação reversa.

Também é importante monitorar e revisar o plano de Backup e Disaster Recovery com frequência. Dessa forma, contar com profissionais especializados é a melhor opção.

Conclusão

Contar com planos de Backup e Disaster Recovery é fundamental para sua empresa. Afinal, períodos de inatividade podem ser verdadeiramente danosos para a saúde financeira e para a reputação do seu negócio.

Neste texto, você aprendeu que o Backup é uma parte essencial do plano de Disaster Recovery, mas também que os dados não são a única coisa com a qual se preocupar.

Por mais raros e improváveis que pareçam, danos aos equipamentos e infraestrutura são mais frequentes do que você imagina. Dessa forma, o ideal é que você conte com uma equipe especializada, que pense em todas as probabilidades para desenvolver essa estratégia.

Quer mais dicas para cuidar do funcionamento da sua empresa e garantir que você não passe por nenhum apuro? Continue acompanhando nosso blog! Sempre trazemos novidades da área e dicas imperdíveis para empreendedores.

Veja alguns artigos que podem ser interessantes para você:

E você, já conta com estratégias de Backup e Disaster Recovery na sua empresa? Divida sua experiência conosco nos comentários e não deixe de perguntar se ainda ficou com alguma dúvida!

guia com dicas de melhoria em telefonia corporativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *