Backup Online para Empresas: entenda a importância para seus negócios

 

O backup online para empresas é mais do que uma solução conveniente. Hoje, garantir a segurança dos dados do negócio e dos seus clientes é uma necessidade.

Com a integração cada vez maior do meio digital nas nossas vidas, em especial na corporativa, é comum que surjam algumas preocupações quanto a segurança das nossas informações.

Como você bem sabe, sua empresa depende da integridade de dados, documentos e de registros para continuar operando da melhor maneira possível. Já imaginou o quanto afetaria o seu negócio se todos os documentos que você utiliza no dia a dia desaparecessem?

Por isso, uma das soluções digitais mais procuradas por empresas de todos os tamanhos é o backup. Neste artigo, falaremos sobre o backup online, ou na nuvem. Essa é uma das opções mais seguras e modernas para o seu negócio.

Se você quer mais dicas para garantir a infraestrutura da sua empresa, leia também esse outro conteúdo que preparamos!

Para aprender tudo que você precisa sobre o backup online para empresas, basta continuar lendo:

O que é backup online para empresas?

O backup é um termo em inglês. Traduzido, ele significa cópia de segurança. Dessa forma, podemos entender que o backup é uma medida preventiva.

Essa estratégia de segurança consiste em copiar os arquivos importantes de uma empresa. No caso de perda de dados, eles podem ser restaurados a partir dessa cópia.

Para que um backup seja considerado seguro, ele deve:

  • Ser atualizado de maneira constante;
  • Ser mantido em um armazenamento independente do resto dos sistemas da empresa.

Isso é, os arquivos de backup devem sempre ser recentes. Eles também precisam ser mantidos em um local físico separado do armazenamento normal da empresa. Assim, se os sistemas apresentarem alguma falha, o backup estará seguro.

O backup online para empresas aproveita a tecnologia de nuvem para oferecer uma solução prática e segura para empresas que precisam proteger seus dados. Ao invés de guardar o backup em um disco rígido dedicado na própria empresa, os dados ficam disponíveis na internet.

Isso significa que, além de estarem salvos em um servidor dedicado, que conta com uma equipe de manutenção especializada, esses arquivos estão protegidos no caso de imprevistos mais graves, como incêndios, enchentes e outros danos do tipo.

Porque o backup online para empresas é importante?

Independente do setor ou tamanho, empresas precisam garantir a segurança dos seus dados. Afinal, hoje em dia, todas as informações importantes para manter o funcionamento dos negócios são mantidas em computadores.

Você já imaginou o quão difícil seria uma recuperação se todas as informações como cadastros de clientes, registros de controle de estoque ou controle de vendas e informações sobre contas a pagar fossem perdidos, por exemplo?

Como você certamente sabe, para otimizar os resultados na sua empresa, é preciso acompanhar todos os números de perto. E, mais que isso, a maioria das empresas conta com a disponibilidade dessas informações para se manter operacional.

Dessa forma, o backup é fundamental. Mas porque escolher o backup online para empresas?

A estratégia de backup em nuvem apresenta inúmeros benefícios para sua empresa. Veja alguns deles:

Benefícios de escolher o backup online para empresas

  • Você conta com infraestrutura profissional, sem precisar investir em equipamentos caríssimos e uma equipe de TI especializada.
  • É mais seguro do que manter arquivos de backup no local, já que também protege seus dados em casos de imprevistos como:
    • Enchentes;
    • Tempestades e descargas elétricas;
    • Incêndio;
    • Sabotagem ou mau uso.
  • É fácil manter os arquivos sempre atualizados, já que a maioria dos serviços conta com rotinas programadas para salvar os novos dados.
  • Você conta com uma equipe especializada em segurança da informação, o que não é viável sem um serviço terceirizado para empresas menores.

Como fazer o backup online para empresas?

Para implementar o backup online para empresas no seu negócio, sua melhor opção certamente é contratar um serviço especializado.

Para isso, será necessário fazer um levantamento sobre as necessidades da empresa. Dessa forma, você garante um plano que atenda ao que você precisa e se encaixe bem no orçamento.

Algumas informações que você precisa levantar antes de contratar um serviço de backup online são:

  • Qual o volume de dados total;
  • Qual a frequência de atualização do backup necessária;
  • Quem precisa ter acesso ao backup, e sob quais condições;
  • Qual é o plano de restauração do backup em caso de emergência;

É interessante lembrar, também, que ao contratar um serviço especializado, sua empresa conta com maior escalabilidade. Ou seja, é só fazer upgrades na estrutura atual conforme sua empresa crescer, sem precisar fazer grandes investimentos em infraestrutura.  

Lembre-se: o ideal é contar com uma estratégia completa de Disaster Recovery

O backup online para empresas é extremamente importante. No entanto, existem também outras medidas que você deve tomar para garantir que seu negócio esteja preparado para tudo!

Qualquer queda no sistema dificulta a produtividade e pode atrapalhar os serviços que você oferece aos seus clientes.

Por isso, é necessário estar preparado com uma solução que junte backup, replicação, alta disponibilidade e de duplicação global.

Se estiver interessado, você pode descobrir mais sobre estratégias globais de disaster recovery neste outro post que publicamos. Não deixe de conhecer também todos os nossos serviços para conectividade, storage e segurança.

Conclusão

Contar com uma maneira de recuperar os dados mais importantes da sua empresa em casos de emergências, hoje, é fundamental. Entre todas as opções de storage, o backup online para empresas é o mais prático e que apresenta o melhor custo benefício para negócios de todos os tamanhos.

Utilizando a tecnologia cloud, é possível contar com um backup sempre atualizado. Além disso, como os dados ficam armazenados em uma infraestrutura separada do resto da empresa e com muito mais recursos disponíveis, suas informações estão mais seguras.

Outro ponto importante é que manter profissionais dedicados internamente é muito trabalhoso e custoso, em especial para empresas menores. Ao contratar um serviço de backup online para empresas, você também conta com uma equipe especializada no assunto.

Quer conhecer outras soluções que ajudarão sua empresa a crescer? Dê uma olhada nesses outros artigos que publicamos:

E você, já conta com um backup online para empresas? Proteja seus dados hoje mesmo! Afinal, nunca se sabe quando você vai precisar desse tipo de recurso.

 

guia com dicas de melhoria em telefonia corporativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *