Link ponto a ponto ou VPN: qual a melhor solução para sua empresa

Link ponto a ponto ou VPN (Virtual Private Network, ou Rede Privada Virtual)? Qual a melhor solução para a sua empresa?

Como se sabe, a integração e a perfeita comunicação das máquinas que carregam os dados empresariais é determinante para o sucesso dos negócios. Como uma empresa se conecta à rede determina muito da sua produtividade e do seu crescimento. Por isso, a área de tecnologia precisa reconhecer quais são as opções disponíveis para a interconexão mais segura e eficiente.  E afinal, qual é a opção mais completa? E a mais barata? E a mais segura? Link Ponto a Ponto ou VPN?

E como estruturar a conectividade da forma mais harmoniosa possível entre escritórios e/ou filiais? Nesta postagem vamos ajudá-lo neste processo de entendimento.

E, primeiramente, é preciso definir: como funciona cada uma destas duas soluções? 

A Rede Virtual Privada (VPN)

Alt text: O que é uma Rede Virtual Privada (VPM) e como funciona.

A VPN (Rede virtual privada) inclui um diferencial de segurança à conexão com a internet,  trafegando dados entre pontos utilizando uma banda larga como por exemplo a ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line, uma tecnologia de comunicação de dados cuja transmissão ocorre através de linhas de telefone).

Um breve contexto sobre VPN

Após os escândalos de espionagem ocorridos nos Estados Unidos em 2013 (deflagrados por Edward Snowden), este tipo de rede acabou ganhando popularidade e a sua oferta cresceu consideravelmente. 

Afinal, foi exposta uma fraqueza no acesso descuidado à internet cujas consequências podem ter efeitos bruscos sobre o andamento dos fatos políticos e econômicos do planeta.

Como funciona a VPN

A VPN é um conjunto de métodos de computação para a criação de redes virtuais privadas – com privacidade. O VPN transporta e roteia vários tipos de tráfegos usando um backbone.

Quando a comunicação se conecta ao servidor, tudo é encriptado e, desta forma, não lido por terceiros.

E é aí que a VPN pode se diferenciar, por exemplo, em relação à Proxy, que intermedia a conexão dos usuários, porém não criptografa a origem dos dados, facilitando a observação e até o vazamento de dados privados.

As VPNs são configuradas a partir do sistema operacional e sua criptografia parte do sistema operacional até o servidor VPN, envolvendo o envelopamento dos dados e o seu tráfego em um túnel que interliga com alta segurança as máquinas à rede remota.

Benefícios da VPN

  1. Este tipo de solução apresenta um menor custo.
  2. Oferece a vantagem do anonimato, podendo até inviabilizar o rastreamento dos seus usuários, a depender da forma de registro e pagamento do serviço de VPN.  

Desvantagens da VPN

  1. Um estudo que pesquisou diversos provedores de VPN demonstrou uma vulnerabilidade nas redes virtuais privadas chamada de vazamento do IPv6 (a versão atual do protocolo de internet). Dos 14 provedores estudados, 11 vazaram informações. Apenas 3 não vazaram informações dos usuários.
  2. De acordo com o estudo, uma das causas do vazamento é que, “enquanto as operadoras estão cada vez mais ampliando a implantação do IPv6, muitos VPNs ainda protegem somente o tráfego IPv4”.
  3. Mesmo que a VPN esteja configurada corretamente, há outras maneiras de encontrar o usuário e violar sua privacidade.
  4. Pode acabar tendo falhas de desempenho próprios da internet, tais como lentidão e outros.

O que é Link dedicado ou ponto a ponto?

O circuito dedicado ou ponto a ponto (também chamado de “Lan to Lan”, que significa Local Area Network, ou Rede Local) interconecta várias “LANs”, várias redes locais, de maneira privada. É a melhor opção para as empresas que precisam de uma infraestrutura mais robusta e segura. 

Através da instalação de um modem em um ponto e outro em outro(s), estabelecendo-se uma conexão exclusiva, segura e permanente, cuja velocidade é pré-definida entre os pontos escolhidos de forma estratégica.

O link ponto a ponto pode ser estruturado tanto através de fibra ótica quanto por rádio. Dependendo da necessidade do cliente, é possível fazer ambas. E, desta forma, quando um tipo de acesso cai, a outra assume, não deixando a empresa descoberta jamais.

Custo benefício do Link Ponto a Ponto

A infraestrutura do Link Ponto a Ponto é maior, pois são conectados um conjunto de computadores de uma mesma empresa a outro conjunto de computadores. Isso permite, desta maneira, interconectar organizações que utilizam vários endereços, transformando as redes “isoladas” em uma rede unificada, com o compartilhamento de recursos, servidores de arquivos, licenças, telefonia, etc.

Por exemplo, se uma empresa carioca possui um escritório em Botafogo e outro no Leblon, o link ponto a ponto unifica as redes destes locais, melhorando o seu desempenho e a garantindo melhor segurança do tráfego dos dados. Confira utilizações do link ponto-a-ponto

Esta conexão dedicada possui a vantagem de ser customizada de acordo com as necessidades empresariais, trazendo qualidade compatível ao custo mensal.

Além disso, a velocidade pode ser muito próxima em relação ao que foi contratado. E isso se deve ao fato de não depender da internet. Então a estabilidade da conexão, por conta disso, também torna-se uma característica deste tipo de rede. O desempenho é um ponto forte desta configuração de rede.

Para longas distâncias, instala-se uma rede WAN (Wide Area Network ou Rede de Longa Distância), que cobre áreas físicas mais extensas, tais como cidades e estados. Este termo (WAN), é, por conta disso, comumente utilizado para se referir à própria internet.

Benefícios do Lan to Lan:

  1. Normalmente, é mais barata do que a contratação de links IP e VPNs
  2. É muito mais segura do que a rede VPN.
  3. Apresenta grande disponibilidade.
  4. Tipo de configuração amplamente difundida no meio empresarial.
  5. Possibilita redução de buffering (carregamento) e de filas (de entrada e saída de dados).
  6. Pode ser uma solução para empresas que apresentam um alto índice de latência (lentidão).

Como escolher um fornecedor de Link ponto a ponto

Uma solução de conexão corporativa à distância precisa ser desenvolvida com excelência e é preciso estudar as capacidades técnicas e o investimento em infraestrutura realizado pela empresa fornecedora. A fornecedora necessita garantir uma alta disponibilidade e uma baixa latência.

As opções oferecidas devem ser adequadas ao porte e às necessidades da organização, auxiliando em seu diagnóstico. Verifique as possibilidades de monitoramento e gerenciamento ofertadas.

O principal diferencial de nossa empresa, por exemplo, é o SLA alto. O SLA é um indicador do nível de serviço prestado. O SLA da NB Telecom é de, no mínimo, 99,4%! Ou seja, garantimos o serviço por 99,4% das horas do ano.

Além disso, fazemos sempre um estudo detalhado sobre a viabilidade da instalação.
O serviço Lan to Lan da NB Telecom ainda oferece acesso dedicado disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano com velocidades de 1M a 40G. Confira nossas soluções!

Conclusão

Sendo assim, foram apresentadas nesse texto duas possibilidades para empresas que precisem conectar duas redes ou mais, que estejam geograficamente afastados.

É importante ter as prioridades bem definidas na hora de se escolher por uma delas.

A NB Telecom pode ajudar, tanto para esses tipos de serviços como outros ligados à telefonia e conectividade. Conheça nosso portfólio de serviços para empresas.

Caso você ainda tenha dúvidas, contate-nos!

Obrigado por sua leitura!

simulador de economia em telefonia corporativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *